Curiosidades sobre marcas famosas
O alemão Kaspar Faber fundou a “A. W. Faber” em 1761 e seu bisneto Lothar Faber inovou e diversificou a produção de canetas iniciando a história da Faber-Castell. Em 1856 adquiriu o uso exclusivo de grafite descoberto na Sibéria e, em 1881 passou a ser o Barão Lothar von Faber, da Baviera. Somente em 1898 surge o nome Faber-Castell, com o casamento de Ottilie von Faber com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen. Anton Wolfgang von Faber-Castell, membro da oitava geração, conduz, em 2010, os negócios com trajetória de quase 250 anos.
Em 1890, Will Keith Kellogg trabalhava com seu irmão, John Harvey Kellogg, em um sanatório de Battle Creek e buscava mudar os hábitos de seus ricos clientes, acostumados a comer carnes e outros pratos “pesados” no café da manhã. E descobriu os Corn Flakes (Flocos de Milho)! Em 19 de fevereiro de 1906 fundou a Cia de flocos de milho tostados de Battle Creek.
Pemberton, desanimado com as vendas da sua bebida, vendeu os direitos de comercialização do produto a Asa Griggs Candler que, com táticas agressivas de propaganda, popularizou a marca. Em 1894, a bebida era vendida em copos e Joseph Biedenharn propôs vender a bebida em garrafas. Candler não acreditou na idéia, mas vendeu a ele os direitos de engarrafamento por apenas um dólar!
Em 1920, o alemão Adolf Dassler montou uma fábrica de tênis com o irmão dele, até que eles brigaram, e cada um seguiu o seu caminho. Adolf abriu uma nova empresa e a batizou com seu apelido (Adi) e as três primeiras letras de seu sobrenome (das). Rudolf, o irmão, também abriu uma fábrica. Pensou em Ruda, no esquema do irmão. Mas achou que não soava bem e a batizou de Puma.
A Johnnie Walker sempre fabricou excelentes uísques, mas foi a propaganda que mostrou a marca ao mundo, diferenciando o produto. Já no lançamento do Black Label eles introduziram uma garrafa quadrada e, ao invés do rótulo reto como os outros uísques, colaram o rótulo com 24 graus de inclinação.
Era um rádio de carro, batizado com um nome que associava os conceitos de carro (motorcar, em inglês) e Victrola, marca de som muito famosa à época. A empresa fez fortuna vendendo aparelhos eletrônicos para automóveis.
Ferruccio era dono de uma fábrica de tratores e colecionava carros de corrida. Um dia disse a Enzo Ferrari que os câmbios dos carros dele não eram lá essas coisas. E ouviu a resposta seca: “senhor Lamborghini, não acho que quem fabrica tratores tenha autoridade para criticar meus carros”. Com raiva, Ferruccio jurou fazer os seus próprios carros. E fez!
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