o enigma do cubo mágico



Uma das diversões mais populares do planeta desde os anos 80 é o Cubo Rubik (na verdade inventado em 1974 pelo húngaro, Ernő Rubik) também popularmente conhecido como Cubo Mágico. Quem já não teve em mãos um cubo desses e tentou juntar as cores por algum tempo e depois desistiu e jogou num canto qualquer para nunca mais ver. Eu comprei o meu em 2002 tentei, tentei, tentei joguei num canto e só agora em 2009 resolvi tentar de novo depois de ler uma matéria na revista Galileu (Edição 209 - Dez de 2008) que falava sobre o Número de Deus (não, não é sobre religião não é sobre Cubo Mágico mesmo).

Bem EU fui uma dessas pessoas e depois de muito pesquisar, muitas horas perdidas realizei o intento, é EU MONTEI o Cubo Mágico.

O Cubo Mágico é um quebra-cabeça tridimensional , formado por pequenos cubos dispostos no padrão 3x3x3. Cada linha ou coluna de 3x3 pode ser rodada independente, e cada uma das fases tem cubinhos de cores diferentes (6 cores assim como o cubo que tem 6 lados). A solução envolve girar uma das fatias em qualquer sentido que seja possível até que cada face tenha todos os noves adesivos da mesma cor. 



Pesquisa vai pesquisa vem, e acabei descobrindo que aquele método que todo mundo usa de montar cada lado individualmente é impossível. Uma vez antes deste estudo todo consegui montar 2 lados mas nada além disso. 

Bem já que o cubo é algo puramente geométrico, deveria ter uma fórmula um método, na verdade existem alguns métodos. O mais comum deles existe graças a Jessica Fridrich, em 1982 ela criou uma técnica que confia na configuração tipo “baldeação” que nada mais é do que um arranjo intermediário que é meio caminho andado para a solução. Seu arranjo escolhido é em um dos lados fazer uma cruz, por exemplo um cubinho vermelho no centro e 4 cubinhos adjacentes. Ela descobriu que, a partir dessa configuração, seria possível solucionar o cubo.

Nenhum comentário: